sábado, 25 de fevereiro de 2012

SEUTES II (405 – 391 a.C.)

Seutes II foi um príncipe odrísio, filho de Mesades,filho de Teres, fundador do reino odrísio. Mesades havia reinado sobre as tribos dos melântidas, dos tínios e dos trapnises, que haviam sido expulsas de seu reino antes de sua morte, pelo que Seutes foi levado a corte de Amádoco I, rei dos odrisios, seu primo. No entanto, foi admitido em certo grau de poder independente: era governante das terras ao longo da costa do meridional Mar Egeu em nome de Amádoco. Em 405 a.C. se aliou com Amádoco, prometendo seu apoio a Alcebíades, para continuar a guerra contra os lacedemônios, na fase final da Guerra do Peloponeso.
File:Thracian Horseman Histria Museum mod.jpg
Relevo retratando um cavaleiro trácio
Em 400, quando Xenofonte chegou em Crisópolis com os restos dos 10.000 mercenários gregos que acompanharam o príncipe persa Ciro, o Jovem, Seutes requisitou a ajuda da força sob seu comando para o reinstalar em seus domínios ancestrais e ganhar mais independência de Amádoco. Suas propostas foram rejeitadas inicialmente, porém mais uma vez foram renovadas quando os mercenários gregos foram expulsos de Bizâncio e foram encontrados em Perinto sem meios para atravessar para a Ásia, sendo então induzidos principalmente pelo próprio Xenofonte a aceitarem as propostas príncipe trácio.Com a ajuda destes novos reforços, Seutes conseguiu uma vitória fácil sobre as tribos, e recuperou todos os domínios de seu pai.
Moeda de Seutes II

Mas quando veio a hora de pagar aos gregos pelos seus serviços, fortes contendas se levantaram e Seutes conseguiu com subterfúgios não cumprir suas promessas. Eventualmente, no entanto, foi obrigado apagar a quantia estipulada, e os gregos forram capazes de atravessar para a Ásia.Pouco tempo depois, em 399 a. C., enviou uma força auxiliar ao general espartano Dercílidas na Bitinia. Por volta de 396 e 393, esteve envolvido em hostilidades contra seu antigo suserano, Amádoco I, mas a rivalidade entre eles terminou com a intervenção do general ateniense Trasíbulo, e Seutes, como sugerido por este general, assinou uma aliança com Atenas. Os historiadores acreditam que ele morreu antes Amádoco (391 a.C.), que pouco antes de sua morte novamente assumiu o controle sobre todo o reino. Seu filho, Cótis, virá a ser rei dos odrísios.

FONTES:
http://bs.wikipedia.org/wiki/Seut_II
http://es.wikipedia.org/wiki/Seutes_II

Nenhum comentário:

Postar um comentário