segunda-feira, 5 de março de 2012

CERSOBLEPTES (358 – 341 a.C.)

Moeda do reinado de Cersobleptes
Cersobleptes (em grego Kερσoβλέπτης, Kersobléptes) era filho de Cótis, rei odrísio da Trácia, ápós cuja morte em 358 a.C., ele herdou o reino em conjunto com Berisades e Amádoco II, que provavelmente eram seus irmãos. Ele era muito jovem na época, e toda a gestão de seus negócios foi assumida pelo aventureiro Caridemo de Eubeia , que estava ligado por casamento com a família real. A atuação de Caridemo foi essencial para a subida de Cersobleptes ao trono odrísio e ele exercia uma grande influência sobre o rei. A área controlada por Cersobleptes era o leste do rio Hebro (atual Maritsa na Bulgária).

Os descendentes de Cótis I
Caridemo teve o papel de destaque nas disputas e nas negociações com Atenas pela posse do Quersoneso trácio (atual Península de Galipoli na Turquia europeia), enquanto Cersobleptes ficou nos bastidores. Inicialmente Caridemo combatia os atenienses, porém, sem razões claras, muda sua posição e passa a apoiar os interesses de Atenas sobre o Quersoneso trácio. Tal era sua influência sobre Cersobleptes, que o rei trácio acabou por ceder às pretensões de Atenas. A península parece ter sido finalmente cedida aos atenienses em 357 a.C, embora eles não a tenham ocupado com seus colonos até 353. Caridemo, por seu colaboracionismo, recebeu de Atenas uma coroa de ouro. A esquadra ateniense no Helesponto certamente intimidava as pretensões trácias ao Quersoneso.
File:Thracian chersonese Full.png
O Quersoneso Trácio

Com a morte de seu irmão Berisades, antes de 352 a.C., Cersobleptes, certamente sob instigação de Caridemo, planejou excluir de sua herança os filhos do príncipe falecido e com isso passa a obter a posse de todos os domínios que foram outrora do rei Cótis. Visando esse objetivo Caridemo obteve dos atenienses, através de seu partido entre os oradores, o decreto em seu favor por meio de Aristocrates, embora tenha sido combatido pelo célebre orador ateniense Demóstenes em um discurso cujo texto é ainda existente. Em certo momento no texto, Demóstenes alude a Cersobleptes, o qual parece que vinha negociando com o rei Filipe II da Macedônia, por um ataque combinado em Queroneia, que no entanto não deu em nada em consequência da recusa de Amádoco, irmão de Cersobleptes, permitir a passagem de Filipe por seu território. Mas, depois da passagem do decreto acima mencionado, Filipe tornou-se o inimigo de Cersobleptes e em 352 fez uma expedição bem sucedida na Trácia, de onde levou um filho de Cersobleptes como refém.

Filipe II e seu exército: o rei macedônio interferiu continuamente na história da Trácia
 
Tanto Cersobleptes como Amádoco parecem ter sido submetidos por Filipe no início de 347 a.C, pouco depois Cetríporis, filho e sucessor de Berisades, sofreu o mesmo destino. Os dois governantes, tendo apelado ao governante macedônio para arbitrar uma disputa entre eles, foram, então, forçados a reconhecer sua suserania quando o "juiz" apareceu com um exército. Na época de paz entre Atenas e Filipe, a chamada Paz de Filócrates, em 346 a.C., Cersobleptes está novamente envolvido em hostilidades com o rei macedônio, que na verdade estava ausente na Trácia, quando a segunda embaixada ateniense chegou em Pela, capital da Macedônia, e não retornou para dar-lhes atenção até que submeteu completamente a Cersobleptes. No decorrer dos próximos três anos, Cersobleptes parece ter recuperado forças suficientes para sacudir o jugo macedônico, e, segundo o historiador Diodoro Sículo, persistiu em seus ataques contra as cidades gregas no Helesponto. Assim, em 343 a.C., Filipe novamente marchou contra ele, derrotou-o em várias batalhas, e reduziu-o à condição de um tributário. Seus filhos foram Iolau, Poseidônio, Medistas e Teres, mas não assumiram o reino.
File:Kerseblept.jpg
 Kerseblept Nunatak 
O Kerseblept Nunatak em Greenwich Island em Ilhas Shetland do Sul, a Antártida tem esse nome em referência a Cersobleptes.

FONTES
http://en.wikipedia.org/wiki/Cersobleptes
http://www.satrapa1.com/paginas/WEB%20filipo/personajes/caridemo.htm
http://www.satrapa1.com/paginas/WEB%20filipo/grecia/tracia.htm
http://www.satrapa1.com/paginas/WEB%20filipo/Filipo_II_periodo_348-346.htm
http://hourmo.eu/27_Reges_Thraciae/Kersobleptes/Index_Kersobleptes.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Kerseblept_Nunatak
http://www.historyofmacedonia.org/AncientMacedonia/PhilipofMacedon.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário