segunda-feira, 16 de abril de 2012

SADALAS III (42 – 31 a.C.)

Sadalas III foi rei asteano/odrísio da Trácia, sucessor de Sadalas II. Era seu filho ou, mais provavelmente, seu sobrinho, filho da irmã do rei, Polemocrateia. Quando da morte do rei, Sadalas III era ainda de menor idade e Polemocrácia passou o tesouro real para Marco Júnio Bruto, um dos líderes e assassinos romanos do ditador Júlio César, que agora se encontrava em guerra contra o partido romano pró-César (Terceira Guerra Civil Romana, 43-42 a.C.). Bruto confirma e apóia Sadalas no “trono” trácio. Segundo outra versão, Polemocrateia era esposa de Sadalas II e teve com ele um filho chamado Cótis, que era menor. Sadalas, sobrinho do rei, assumiu o trono. Em troca do tesouro odrísio, Bruto pôs o jovem Cótis a salvo na cidade Cízico. O período é conturbado e as fontes escassas. Não pode precisar com maiores detalhes.
Horseman with knemida attacking animals. The Letnitsa Treasure
Cavaleiro trácio representado num artefato encontrado na Bulgária
De qualquer forma os odrísios/asteanos apoiam o partido de Bruto. Porém, o partido pró-César sai vitorioso, mas depois se divide tendo César Otávio de um lado e Marco Antônio do outro. Sadalas III deu apoio a Antônio na decisiva batalha de Áccio em 31 a.C. onde César Otávio, após derrotar Antônio, emerge como o senhor inconteste do Império Romano. Sadalas III não se sabe quando morreu. Foi deposto por César Otávio (Augusto) que coloca em seu lugar a Cótis VII, que é provavelmente filho de Sadalas II.

FONTES:
http://bg.wikipedia.org/wiki/%D0%A1%D0%B0%D0%B4%D0%B0%D0%BB%D0%B0_III
http://www.historyfiles.co.uk/KingListsEurope/GreeceThrace.htm
http://books.google.com.br/books?id=qRJFAAAAYAAJ&pg=PA95&lpg=PA95&dq=Remetalces&source=bl&ots=CBN6Soq1qg&sig=ChQG6ZqNjX5sEZHdeLysKMUNDmY&

Nenhum comentário:

Postar um comentário