terça-feira, 10 de abril de 2012

SEUTES III (331 - c. 300 a.C.)

Seutes III foi um rei do reino odrísio da Trácia inicialmente tributário de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, mas que lutou contra a dominação macedônica sobre a Trácia, embora sem sucesso. Trácia tinha sido em grande parte submetida à Macedônia desde as campanhas do pai de Alexandre, Filipe II, em 347-346, seguido por sua conquista do sul da Trácia, em 341 a.C. Após a morte de Filipe em 336, as tribos trácias se revoltaram contra Alexandre, que empreendeu uma campanha contra elas e derrotou os getas e o rei Sirmo dos tribalos. Todos os outros trácios foram submetidos a ele e enviaram tropas para se juntarem ao exército de Alexandre em sua célebre campanha contra o Império Persa. Um filho de Seutes, Cótis II, ganhou a cidadania ateniense.
Seutes III
Seutes, por sua vez se revoltou contra os macedônios em cerca de 325 a.C., após Zopírion, que governava as terras trácias em nome de Alexandre, ter sido morto em batalha contra os getas. Seutes estava aparentemente subjugado por Antípatro, regente da Macedônia, mas depois de Alexandre morrer em 323 a.C. na Babilônia, o rei odrísio novamente pegou em armas em oposição a Lisímaco, o novo governador macedônio. O confronto entre eles foi indecisivo, mas no final Seutes foi obrigado a reconhecer a autoridade de Lisímaco, que veio a se tornar um dos reis helenísticos sucessores de Alexandre. Seu grau de submissão a Lisímaco é evidenciado pelo fato de suas moedas não trazerem o título de rei. 
2272 Seuthes III Rex Thraciae AE
Moeda trácia com a efígie de Seutes III
Em 320 a.C, Seutes III mudou o reino odrísio para o centro da Trácia e construiu sua capital em Seutópolis (atual Kazanlak na Bulgária).
File:SEUTHOPOLISTHRACE.jpg
Planta da cidade de Seutópolis
Em 313 a.C., Seutes apoiou Antígono I, um dos generais de Alexandre que se proclamou rei e visava governar o Império Macedônico, na guerra contra Lisímaco, ocupando os passos do Monte Hemos contra o seu suserano, mas foi novamente derrotado e forçado a submeter-se a Lisímaco. O confronto entre Lisímaco e Seutes III durou sete anos e terminou quando Lisímaco se tornou rei da Trácia. Porém, por sua vez esse velho guerreiro macedônio finalmente morreu na Batalha de Corupédio contra Seleuco I Nicátor em 281 a.C, após o que veio sob a Trácia a suserania do novo rei macedônio Ptolomeu Cerauno.
File:Artificial lake kazanlak.jpg
Lago artificial próximo das escavações de Seutópolis em Kazanlak

Seuthes III provavelmente morreu nos primeiros anos do III século a.C., antes da morte de Lisímaco (281 a.C.) e da terrível invasão dos celtas à península balcânica. Ele tinha pelo menos seis filhos, dois do primeiro casamento (Rebulas e Cótis) e quatro do seu segundo casamento com a macedônia Berenice (Hebrizeimis, Teres, Sadoco e Sadalas). Quem foi seu sucessor em Seutópolis não está claro. Presume-se que a realeza odrísia continuou com Cótis II. No outono de 2004, o túmulo de Seutes III foi descoberto perto de Kazanlak.
File:Seuthus III Tomb.JPG
Tumba de Seutes III

FONTES:
http://el.wikipedia.org/wiki/%CE%A3%CE%B5%CF%8D%CE%B8%CE%B7%CF%82_%CE%93%27
http://de.wikipedia.org/wiki/Seuthes_III.
http://en.wikipedia.org/wiki/Seuthes_III

Nenhum comentário:

Postar um comentário